quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Algumas de suas obras são

Alimentação e raça (1936); Documentáro do Nordeste (1937); A alimentação brasileira à luz da Geografia Humana (1937); Geografia da Fome (1946); Geopolítica da Fome (1951); O livro negro da fome (1960); Sete palmos de terra e um caixão (1965); Homens e caranguejos (1967); A explosão demográfica e a fome no mundo (1968).

''A Importância de suas obras''
Nota-se que Josué de Castro tem varias obras que permitem diversas leituras. A importância destas obras até hoje. O fenômeno da fome não foi extinto da superfície da terra.
Josué de Castro apresenta diversos elementos para a discussão do fenômeno da fome hoje, seja tratando de políticas públicas de combate à fome, seja tratando dos discursos produtivistas das empresas multinacionais, seja tratando do imaginário da população com relação ao fenômeno da fome.
Para a “História do Pensamento Geográfico Brasileiro” sua contribuição foi decisiva. Sua obra apresenta um rico debate com diversos geógrafos, em especial com os da Geografia Francesa, e por vezes é possível apontar para avanços teóricos realizados pelo autor no sentido de uma Geografia que tenha uma postura mais crítica e ativa frente à realidade brasileira e mundial.

Um comentário:

  1. Muito bom saber mais um pouco sobre suas obras
    influenciaram muitas pessoas na aprendizagem e hoje em dia ainda é motivo de revolta essas obras retratavam o que estava acontecendo no país a fome e a pobreza e além de tudo a falta de caráter do governo que tentou esconder a realidade em nosso país e com isso ele foi levado para fora do pais onde com outros intelectuais,formou novas idéias para formação de algumas destas obras acima

    ResponderExcluir